Engabreen: expedição pelos túneis e sensores sob o gelo
A viagem até Engabreen e a primeira entrada no laboratório
Entre 24 e 26 de junho, quatro estudantes franceses em estágio na Direção Norueguesa de Recursos Hídricos e Energia (NVE) — Margaux Blanckaert, Chloe Melen, Clement Ottavi Le Callonec e Valentin Amauger — visitaram Engabreen, uma geleira do norte da Noruega que faz parte da calota de Svartisen. Acompanhados por Miriam Jackson, conheceram também o laboratório subglacial de Svartisen, instalado sob a geleira.
Fizemos a maior parte do trajeto de carro e barco. Eu e os outros estudantes já estávamos na região de Bodø havia alguns dias, aproveitando para conhecer uma parte do país que nenhum de nós tinha visitado. Combinamos com Miriam de nos encontrar em Saltstraumen na tarde de domingo, dia 24, para seguirmos juntos até a geleira.
Depois de atravessar montanhas e trechos junto ao mar pelas belíssimas estradas norueguesas, e de uma parada rápida no mercado para comprar alimentos para a viagem, finalmente avistamos a majestosa Engabreen do outro lado do fiorde. Poucos minutos depois de desembarcarmos, chegamos à nossa base. Passaríamos os dias seguintes em uma pequena e acolhedora cabana ao pé da geleira, equipada com tudo de que precisávamos. Da sala, a vista para a floresta, o lago e a geleira era de tirar o fôlego. Parecia que o gelo abria caminho entre as montanhas antes de mergulhar no lago.
Primeiro comemos alguma coisa, para ter energia suficiente para subir a montanha ao lado de Engabreen e alcançar o laboratório instalado abaixo dela. Caminhamos cerca de uma hora e meia até enxergar a entrada do túnel, escondida na base de um enorme paredão rochoso. A subida foi mais difícil do que imaginávamos: a trilha era íngreme e a chuva deixava o caminho escorregadio.
Fizemos uma visita rápida ao túnel. Não exploramos muito naquele momento, pois voltaríamos no dia seguinte para conhecê-lo com mais calma. Fomos então ao laboratório, dentro da passagem subterrânea, iniciar a transferência dos dados sísmicos, que levaria várias horas. Esses registros são muito importantes para a NVE porque permitem estudar a geleira por baixo — um conjunto de dados singular.
É difícil descrever a sensação de estar em um túnel escavado na rocha sob 200 metros de gelo, com todo o equipamento necessário para estudar a geleira tão de perto e instalações que permitem aos cientistas passar vários dias alojados ali.
Por fim, voltamos para a cabana à noite, sob o sol da meia-noite. Para nós, caminhar sob a luz do sol em plena madrugada foi uma experiência muito estranha. Chegamos por volta de uma da manhã, cansados da caminhada, e dormimos um pouco antes de subir à geleira na manhã seguinte.
Dentro do túnel: sensores, água e gelo
Depois de uma caminhada extraordinária sobre a geleira, voltamos ao túnel na noite de segunda-feira. Ficamos agradavelmente surpresos ao encontrar uma cozinha e algumas camas para descansar nos alojamentos. Nenhum de nós havia cozinhado ou relaxado em um túnel subglacial, com rocha e gelo acima da cabeça.
Em seguida, Miriam Jackson nos mostrou algumas partes do túnel, o que ajudou muito a compreender de onde vinham todos os dados que estávamos estudando. Subimos até a área do laboratório para recolher os dados sísmicos, cuja transferência já deveria ter terminado.
Depois caminhamos por outras galerias para conhecer melhor aquele lugar científico tão singular. Fomos à parte superior da câmara de sedimentos. O barulho da água que corria era tão alto que mal conseguíamos ouvir uns aos outros.
Visitamos também um túnel lateral onde era possível caminhar sobre o gelo — com muito cuidado para não cair! Foi a minha parte favorita, porque o lugar era muito silencioso e havia estalactites de gelo que eu nunca tinha visto. Miriam nos fotografou diante do gelo.
Conhecemos a parte principal da câmara de sedimentos. Foi igualmente impressionante ver a enorme quantidade de água que chegava ali e desaparecia por outro túnel em direção ao reservatório da usina hidrelétrica.
Durante a visita, observamos instrumentos sísmicos instalados dentro das galerias. Pareciam caixas amarelas fixadas à rocha. Prestamos atenção especial ao sensor 1, instalado no embasamento rochoso a apenas dois metros da base da geleira e muito importante para a análise dos nossos dados.
O que mais me impressionou foi ver o gelo da geleira aparecendo por aberturas no teto do túnel. Na maior parte do tempo, ao caminhar lá dentro, era fácil esquecer que uma geleira famosa e mais de duzentos metros de gelo estavam sobre nossas cabeças!
Quando a visita terminou, descemos a montanha muito tarde. Ainda havia claridade por causa do sol da meia-noite. Voltamos à cabana para dormir. Foi um dia cheio de emoções!
No dia seguinte, acordamos tarde, atravessamos o fiorde novamente de barco e seguimos de carro para Bodø. Nossa visita a Engabreen e ao laboratório subglacial havia chegado ao fim.
O que a experiência em Svartisen revelou aos estudantes
Um grupo de nós vinha estudando geleiras havia várias semanas, e ter a oportunidade de visitar uma delas foi uma grande experiência. Todos apreciamos a beleza de Svartisen e da geleira. Teria sido ainda melhor se o tempo estivesse ensolarado, mas a chuva faz parte do trabalho!
Tivemos a oportunidade de ajudar Miriam em suas atividades. Percebemos que a tarefa nem sempre era fácil, sobretudo por causa das condições meteorológicas.
Pessoalmente, o que me impressionou de imediato foi a extensão do túnel e todas as instalações que ele abriga. A estrutura é muito bem organizada para receber pesquisadores que permanecem ali de alguns dias a várias semanas. Passamos apenas algumas horas no túnel, mas isso já nos deu uma boa ideia de como é viver e trabalhar naquele lugar.
Também compreendemos melhor a atividade hidrológica sob a geleira ao percorrer as diferentes partes do túnel às quais tivemos acesso. Eu não esperava encontrar tanta água, nem mesmo no verão. De qualquer modo, isso ajuda a explicar a instalação de uma usina hidrelétrica na região.
A beleza da geleira também nos impressionou. Contudo, trabalhar naquele ambiente é difícil. Tivemos muito trabalho para perfurar o gelo e instalar uma estaca durante nossa permanência ali. Nós nos revezávamos e, a cada pausa, olhávamos para o gelo ao redor, percebendo como éramos privilegiados por trabalhar em um lugar como aquele.
Como estudante, considerei a experiência muito enriquecedora, porque pudemos conhecer a origem dos dados que utilizamos. Isso também faz parte da nossa formação. Estamos convencidos de que essa vivência será útil em nossas futuras carreiras como engenheiros.
Nossa pequena aventura nos ensinou muita coisa. Recomendamos que futuros estudantes de glaciologia visitem uma geleira, caso tenham essa oportunidade.