Engabreen: visitas e medições sob 200 metros de gelo
Uma visitante da Córsega sob a geleira
Desde junho, durante meu estágio na Direção Norueguesa de Recursos Hídricos e Energia, venho estudando a geleira Engabreen e sua hidrologia. Esta semana foi a primeira vez que fiz trabalho de campo em Engabreen.
A sensação de estar em um lugar completamente diferente começou na terça-feira, quando chegamos a Bodø. Seguimos de carro para o sul, em direção a Glomfjord. Embora o tempo estivesse bom segundo o jornal local, fazia frio para alguém da Córsega. Mas a paisagem era tão bonita!
No dia seguinte, atravessamos o Holandsfjord de barco e vi pela primeira vez as geleiras da região de Svartisen. Foi uma das paisagens mais bonitas da minha vida!
Ao chegar à outra margem, alugamos bicicletas, pedalamos ao longo do lago e depois subimos a pé até o Laboratório Subglacial de Svartisen. Foi meu primeiro encontro com Engabreen. O sol brilhava e a vista era esplêndida! Pela primeira vez na Noruega, senti calor! O mais surpreendente dessa viagem foi descobrir os túneis. Existe uma estrutura subterrânea com todas as comodidades de que alguém poderia precisar, bem debaixo da geleira!
As medições hidrológicas dentro dos túneis
Começamos a recolher os dados sísmicos e, depois, Miriam me mostrou os diferentes túneis por onde a água corre. Isso me permitiu compreender a dificuldade das medições da água subglacial que eu vinha estudando. Antes, eu havia passado quase dois meses no escritório tentando entender as causas das descontinuidades e dos valores estranhos registrados pelas estações hidrológicas.
Diante da régua hidrométrica, aqueles aumentos e diminuições tão rápidos da vazão ficaram muito mais claros. Parecia quase impossível ler o nível da água na escala, porque ele mudava o tempo todo devido às ondas e aos blocos de gelo. Depois de um dia inteiro de trabalho, descemos a pé até nossa cabana, perto do lago, de onde se via Engabreen, e passamos a noite ali.
No terceiro dia, fomos primeiro à língua da geleira para uma apresentação sobre o lançamento de uma nova versão de um mapa da região de Saltfjell. Uma cópia foi colocada em um furo na borda da geleira. O mesmo havia sido feito quando a versão anterior foi lançada, em 2007, mas desde então a frente da geleira tinha recuado 230 metros! Foi muito interessante ver pessoalmente o recuo do gelo e a transformação da paisagem.
Depois disso, começamos uma caminhada muito difícil até Tåkeheimen para ouvir um saxofonista de jazz. Que acontecimento extraordinário!
No último dia, fomos ao túnel com Silje e Ingrid. O tempo estava péssimo, muito úmido e com bastante neblina, por isso a trilha estava escorregadia. Aprimorei minha habilidade de escorregar nas pedras e agora sou especialista nisso!
Era a primeira vez de Ingrid em Engabreen. Infelizmente, por causa da neblina, ela não pôde apreciar a bela vista. Recolhemos os dados de vazão na câmara de sedimentos sob a geleira e substituímos as baterias do registrador de dados. Depois, realizamos com sucesso medições com sal nessa mesma câmara para medir a vazão da água.
Em seguida, começamos uma corrida maluca montanha abaixo para não perder nosso voo para Oslo!
A chegada de três estudantes ao laboratório de Svartisen
Em 17 de julho, nossa orientadora Miriam Jackson e nós três, estudantes francesas — Perrine, Sophia e Juliette —, fizemos uma excursão, durante nosso estágio de glaciologia na NVE em Oslo, ao Laboratório Subglacial de Svartisen.
Tudo começou em um dia ensolarado, quando Miriam dirigiu até o cais de Holandsvika. Nós três ficamos extremamente animadas ao ver a paisagem pelo caminho e mal podíamos esperar para conhecer uma geleira pela primeira vez!
Quando embarcamos, sabíamos que seria um dia incrível. O céu e a água pareciam mais luminosos que de costume. O vento era frio, mas o sol tornava a travessia agradável. O barco cruzava lentamente o fiorde quando, atrás de uma colina, finalmente avistamos Engenbreen, acima do lago.
Chegamos ao porto de Svartisen e fomos de bicicleta até a cabana que Miriam havia alugado para as duas noites seguintes. Adoramos a vista da geleira pela janela e a localização junto ao lago, no meio da floresta, cercada por montanhas.
Mais tarde, encontramos Guro Kvalnes e Dag Endre Opedal, que vieram do Kraftmuseet, em Tyssedal, para visitar o túnel conosco e entrevistar Miriam. Para celebrar a chegada a Svartisen, todos tomamos sorvete diante do gelo!
A subida à entrada do túnel
Em 18 de julho, encontramos Guro e Dag Endre por volta das 8h30 para começar a excursão. Caminhamos por várias horas sob o sol, sobre as rochas da montanha, que mudavam de forma e cor ao longo do caminho, fazendo pausas para admirar o lago e a geleira.
Durante a subida, a repórter do museu entrevistou Miriam. Infelizmente, a conversa foi em norueguês, então não entendemos tudo… Mas já conhecíamos o contexto e o tema principal: a geleira. Logo depois, vimos o fotógrafo pilotar um drone para captar imagens aéreas de Engenbreen destinadas à reportagem. Foi muito divertido!
Depois de subir entre as árvores e atravessar rochas escavadas durante a construção do sistema de túneis, finalmente chegamos à entrada. Vista de baixo da montanha, ela parecia minúscula, mas na verdade fazia parte de uma instalação grande. Também avistamos outra entrada do sistema, do lado oposto da geleira, perto de duas estações utilizadas para medir dados hidrológicos com os quais havíamos trabalhado.
Por fim, nos preparamos para entrar no túnel, vestindo roupas quentes, luvas e gorros de inverno e deixando as lanternas de cabeça prontas.
Quando Miriam abriu a porta, sentimos o frio e a escuridão do túnel, que passava sob os 200 metros de espessura de gelo da geleira Engenbreen…
Ultimamente não havia ocorrido muita atividade ali, mas algumas pessoas tinham visitado o espaço sob a geleira.
Por dentro do túnel subglacial de Svartisen
Depois de uma subida íngreme pela montanha, chegamos à entrada do túnel. Estávamos ali de shorts e camisetas quando percebemos, de repente, que o calor e o sol aos quais nos acostumáramos estavam prestes a virar uma lembrança distante. Vestimos nossos casacos de inverno, colocamos gorros e luvas e seguimos Miriam enquanto ela abria a porta que dava acesso ao interior da montanha.
Em menos de um segundo, a temperatura do ar caiu de 24 °C para 4 °C. Estávamos no túnel subglacial de Svartisen, construído na década de 1970 para fins de geração hidrelétrica. O túnel é largo o bastante para permitir a passagem de máquinas e conta com iluminação e equipamentos de segurança. O chão é úmido e irregular, por isso é preciso prestar atenção onde se pisa!
Caminhamos por um corredor amplo, semelhante a um grande salão, até chegar aos alojamentos. O edifício era uma antiga instalação de apoio à construção, com quatro quartos, cozinha, banheiro e sanitário. Tiramos os sapatos ao entrar, e fiquei surpresa com o ambiente acolhedor e confortável. Percebi que seria perfeitamente possível passar a noite ali, ou até permanecer por um período mais longo. Colocamos água para ferver, abrimos os almoços que havíamos levado e fizemos nossa primeira refeição sob a geleira.
O laboratório, os sensores e a água sob o gelo
Com capacetes, lanternas de cabeça e botas, seguimos pelo túnel para conhecer outro edifício, chamado laboratório. É um lugar confortável, equipado com aparelhos eletrônicos e material experimental para o trabalho científico. Miriam começou a baixar os dados sísmicos registrados desde maio. Transferir três meses de registros sísmicos leva bastante tempo. Oficialmente, tínhamos três horas para explorar o túnel!
Enquanto caminhávamos pelo chão rochoso e molhado, o barulho da água correndo com força ficava cada vez mais alto, até quase não conseguirmos ouvir uns aos outros. Chegamos a uma bifurcação e fiquei impressionada com a quantidade de água que passava por aquele sistema de túneis. De repente, a existência de uma usina hidrelétrica nas proximidades fez todo o sentido.
Há sensores hidrológicos instalados nos túneis que calculam a vazão a partir da altura da superfície da água. A maioria só pode ser alcançada quando há pouca água, entre novembro e março, de modo que não pudemos vê-los naquela visita. Os dados de vazão são muito valiosos para estudar o comportamento da geleira.
O túnel também possui sensores sísmicos instalados a diferentes distâncias da base da geleira. Eles registram a atividade sísmica associada ao movimento do gelo, geralmente pequenos eventos relacionados ao derretimento glacial.
Por fim, conhecemos a Câmara de Sedimentos e o Túnel de Descarga. Na câmara, os sedimentos são recolhidos da água antes que ela entre no túnel final. Aproximadamente uma vez por ano, esses sedimentos são descarregados pelo Túnel de Descarga. Quando estivemos lá, ele estava vazio e pudemos percorrê-lo. Vimos estalagmites e estalactites e caminhamos sobre o gelo. Foi emocionante: parecia uma aventura na Era do Gelo!