ICEZZ
Pesquisa subglacial · Engabreen

Como um túnel foi aberto sob Engabreen com água quente e sensores de pressão

Segunda-feira, 12 de novembro

Começamos o dia na cabana com um café da manhã rápido e simples, usando os alimentos que trouxemos. Dividimos o restante das provisões para carregar e saímos antes das nove da manhã. Passamos a primeira meia hora caminhando pela estrada coberta de neve à margem do lago. O percurso não é difícil, embora avançar pela neve molhada canse um pouco. No fim da estrada, tiramos uma fotografia no lugar onde costumamos parar, com uma bela vista de Engabreen ao fundo, e então começamos a subida até o túnel.

Devido ao tempo quente dos últimos dias, há muito menos neve do que eu esperava, mas o chão está molhado e escorregadio. Ficamos agradecidos pelo corrimão instalado alguns anos atrás na parte mais baixa da subida. Ele foi colocado principalmente para turistas que fazem caminhadas nas geleiras, mas também é usado por quem sobe até o túnel ou até a cabana Tåkeheimen, da DNT, ao lado de Engabreen.

Por fim, o corrimão termina e seguimos as marcações vermelhas da DNT, que indicam o caminho. Chove enquanto avançamos com mochilas pesadas e quase sem conversar. Já passamos da metade do percurso quando, a 300 metros de altitude acima do lago, fazemos uma breve pausa para tomar chá. A caminhada não é propriamente fácil, mas é muito menos difícil do que imaginávamos quando pensávamos que enfrentaríamos um metro de neve recém-caída.

À medida que ganhamos altura, o vento começa a soprar. Ainda assim, não é nada muito forte, ao contrário de outras ocasiões em que precisei gastar toda a minha energia apenas para permanecer no mesmo lugar, sem ser derrubada montanha abaixo. Pouco mais de duas horas depois de começar a subida, chegamos à entrada do túnel. Subimos 500 metros de altitude em uma distância muito curta, sob vento e chuva, mas a caminhada foi relativamente tranquila e levou metade do tempo que eu esperava.

Olhamos a paisagem uma última vez, tiramos algumas fotografias rápidas e entramos no túnel. Logo que passamos pela porta, vemos o mau tempo avançando pelo fiorde em nossa direção; felizmente, já estamos abrigados antes que ele nos alcance. Entramos antes do meio-dia. Agora nosso dia de trabalho pode começar.

Do alojamento ao poço de pesquisa

Caminhamos 400 metros pelo túnel até os alojamentos, fazemos uma orientação de segurança para Thomas e Paul, os dois integrantes do grupo que nunca estiveram aqui, e depois comemos nossos sanduíches e reservamos alguns minutos para desfazer a bagagem. À uma da tarde, estamos prontos para sair dos alojamentos e percorrer 1,5 quilômetro até a área do laboratório. Chegamos em bom tempo e esperamos avançar bastante hoje na abertura de um túnel através do gelo usando água quente.

No laboratório, terminamos as orientações de segurança e observamos rapidamente os prédios e as instalações, embora não haja tempo para uma visita completa. Antes de começar a derreter o gelo, precisamos preparar muitas coisas: instalar uma bomba de drenagem no canal principal de água e posicionar a mangueira comprida e pesada que levará água ao sistema de bombeamento. Também precisamos conferir as bombas e o aquecedor de água e ligar tudo. Por fim, começamos a transportar o equipamento necessário — mangueiras, bico de saída e outros itens — pelos mais de setenta degraus que levam ao poço de pesquisa.

A retirada das barras de aço

A entrada para o gelo está fechada por pesadas barras de aço. Para removê-las, precisamos dirigir água quente sobre o metal, derretendo o gelo atrás das barras apenas o suficiente para soltá-las. Isso leva quase uma hora. Enquanto esperamos a água quente fazer efeito, conseguimos descansar um pouco e levar para cima o equipamento da próxima etapa.

Finalmente chega a hora de remover as barras. Thomas e Pim usam chaves de fenda grandes, cinzéis e um martelo para separá-las, enquanto Paul e eu retiramos os sedimentos que ficaram presos entre elas e empilhamos as peças. Tudo corre bem, o que nem sempre acontece. Logo retiramos todas as barras e nos encontramos diante de uma parede lisa de gelo e sedimentos.

Água quente, rochas e turnos de trabalho

Para derreter a maior quantidade possível de gelo no menor tempo, decidimos trabalhar em turnos de duas pessoas. Pim e Thomas escolhem o primeiro, mas Pim quer preparar alguns equipamentos e, por isso, ajudo Thomas nas primeiras duas horas. O serviço é simples, porém exigente. Direcionamos a água quente contra a parede de gelo e avançamos gradualmente com a mangueira e o bico à medida que o gelo derrete.

O sedimento basal contém muita terra e pedras, que precisam ser retiradas; caso contrário, acabam se acumulando e obstruindo a entrada nas próximas visitas. Removemos os sedimentos com pás e os lançamos no duto de rochas ao lado da escadaria. As pedras maiores simplesmente atiramos para baixo.

Pim chega para me substituir, e volto aos alojamentos, onde Paul e eu preparamos o jantar.

Quando terminamos de cozinhar e comemos nossa parte, voltamos para substituir Pim e Thomas. Os dois começam cedo na manhã seguinte e querem regressar aos alojamentos, comer e dormir. Paul e eu passamos as cinco horas seguintes retirando sedimentos com pás e limpando as pedras, com apenas uma pausa curta para cada um. Não tenho certeza de que tenha feito um doutorado para esse tipo de trabalho e me sinto um pouco qualificada demais para a tarefa, mas estou cansada demais para pensar muito nisso. Nas primeiras horas da madrugada, o túnel já avançou bastante e estamos quase chegando ao nosso destino.

O canal sobre os sensores de pressão

Nosso plano é abrir um canal sobre dois sensores de pressão anteriormente instalados na rocha, na base da geleira. Assim poderemos registrar a pressão enquanto o canal se fecha sobre os sensores. Antes disso, porém, fazemos uma breve pausa no derretimento: o turno da noite volta exausto aos alojamentos e o pessoal do primeiro turno ainda precisa acordar para recomeçar o trabalho.